data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Divulgação
O governador Eduardo Leite (PSDB) foi a Guarulhos, em São Paulo, acompanhar o carregamento das primeira doses de vacina contra a Covid-19 destinadas ao Rio Grande do Sul. Neste primeiro momento, são 341 mil doses da Vacina CoronaVac que virão ao Estado. A imunização no Estado começará ainda esta segunda-feira, às 18h, em Porto Alegre.
Ao Estado, estão sendo enviadas por avião 311.680 doses da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan feita em parceira com o laboratório Sinovac, para os grupos prioritários (profissionais da saúde da linha de frente e idosos que vivem em instituições de longa permanência) e outras 30.120 à população indígena.
A primeira pessoa a receber a vacina no Estado será um profissional da saúde, cujo nome será definido pela equipe da Secretaria da Saúde em parceria com os hospitais. Os detalhes da primeira aplicação ainda estão em definição.
Vamos iniciar ainda hoje a vacinação no RS! O ministro autorizou anteciparmos o início da campanha. As primeiras doses começam a ser transportadas em seguida para o nosso Estado e já estamos com a logística pronta para iniciar o envio para todas as 18 regiões de saúde. pic.twitter.com/N3KXt3D4Jd
- Eduardo Leite (@EduardoLeite_) January 18, 2021
De acordo com o Ministério da Defesa, o transporte das 6 milhões de doses da vacina do Instituto Butantan será feito por aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). Essas serão as primeiras doses destinadas aos estados. Todos os governadores foram convidados pelo Ministério da Saúde para a entrega simbólica de quantitativo de doses da CoronaVac. A entrega foi feita no Aeroporto de Guarulhos.
Prefeitura de Santa Maria pretende começar a vacinação contra a Covid-19 até quinta-feira
Após a Anvisa autorizar o uso emergencial do imunizante, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou que o início da vacinação foi antecipado, e estados podem começar a vacinar nesta segunda a partir das 17h.
De acordo com o Plano Nacional de Imunização, os grupos prioritários para a campanha são profissionais na linha de frente em contato direto com o vírus, como pessoas que trabalham em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), centros de triagem e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); idosos em lares de longa permanência; idosos fora desses lares escalonados por faixa etária (mais de 80 anos; de 75 a 79 anos; de 70 a 74 anos); indígenas e quilombolas. A estimativa é que cerca de 1 milhão de pessoas façam parte dessas populações no Estado.
4ª COORDENADORIA VAI BUSCAR AS VACINAS EM PORTO ALEGRE
A 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ªCRS) confirmou que, para dar mais celeridade, vai buscar as vacinas em Porto Alegre assim que as doses estiverem disponíveis pelo governo do Estado. Ainda não se sabe a quantidade de vacinas que virá para a região. Um carro da coordenadoria já está preparado para ir à Capital gaúcha, mas não há um horário definido ainda. As doses serão armazenadas na sede da 4ª CRS até começarem a ser distribuídas. Os municípios serão os responsáveis por buscar as vacinas na sede da coordenadoria.